Quinta-feira, 08 de Janeiro de 2026, 09h:15 - A | A

FINANÇAS

Despesas de início de ano aumentam demanda por crédito e reforçam importância do planejamento financeiro

Concentração de compromissos em janeiro exige organização e uso consciente de recursos financeiros.

 

Com impostos, gastos escolares e investimentos no setor produtivo, janeiro é um período que demanda atenção ao planejamento financeiro. A busca por crédito cresce como alternativa para manter o equilíbrio, mas requer escolhas responsáveis.

Para pessoas físicas, o início do ano inclui despesas como IPTU, IPVA, matrícula escolar e material didático, além de ajustes no orçamento após as festas. Empresas enfrentam a necessidade de garantir capital de giro e honrar compromissos, enquanto produtores rurais se preparam para custeio e investimentos que sustentam o ciclo produtivo.

Nesse contexto, o crédito pode ser uma ferramenta importante, desde que utilizado de forma consciente. Avaliar prazos, taxas e capacidade de pagamento é essencial para transformar essa solução em aliada do planejamento financeiro. A educação financeira é parte fundamental desse processo, permitindo que se façam escolhas seguras.

Para atender às diferentes demandas, o Sicredi disponibiliza linhas específicas para cada segmento. Pessoas físicas, por exemplo, podem contar com crédito pessoal para organizar despesas ou realizar projetos. Empresas têm acesso a soluções como capital de giro, garantindo fôlego para começar o ano com saúde financeira. No agro, produtores encontram linhas para custeio que apoiam o desenvolvimento sustentável do setor.

Segundo Marco Túlio Garcia, diretor de Negócios da Sicredi Integração Mato Grosso, Amapá e Pará, o objetivo é oferecer alternativas que façam sentido para cada associado. “Nosso papel é apoiar o planejamento financeiro e oferecer crédito de forma responsável. Queremos que nossos associados iniciem o ano com tranquilidade, seja organizando as contas pessoais, fortalecendo seus negócios ou preparando a produção rural. Tudo isso com condições justas e orientação próxima”, afirma.

Além das soluções financeiras, o Sicredi reforça sua atuação como instituição cooperativa, que alia produtos e serviços à educação financeira e ao desenvolvimento regional. A proposta é garantir que o crédito seja utilizado como ferramenta de crescimento, contribuindo para uma economia mais sustentável e para a prosperidade das comunidades onde está presente.

Sicredi Integração MT/AP/PA

A cooperativa Sicredi Integração Mato Grosso, Amapá e Pará é uma instituição financeira cooperativa associada ao Sistema Sicredi S.A., comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua.

Com mais de 162 mil associados, a cooperativa atua em Mato Grosso nos municípios de Rondonópolis, Pedra Preta, Itiquira, Alto Araguaia, Alto Taquari, Alto Garças, São José do Povo, Guiratinga e Tesouro.

No Amapá, os pontos de atendimento estão localizados em Macapá, Tartarugalzinho, Santana, Laranjal do Jari e Mazagão. A cooperativa Sicredi Integração MT/AP/PA atua ainda em Afuá, no Pará.

Site: sicredi.com.br/coop/integracaomtappa

Instagram: @sicredi.integracao.mt.ap.pa