Quarta-feira, 03 de Dezembro de 2025, 20h:58 - A | A

PRESERVAÇÃO DO RIO CUIABÁ

Locar Saneamento reforça compromisso ambiental em fiscalização da balsa ecológica e ecobarreiras

Ação integra etapa do projeto Travessia Pantaneira e evidencia papel estratégico da empresa na limpeza fluvial da capital

A Locar Saneamento Ambiental voltou a demonstrar seu protagonismo na preservação do Rio Cuiabá durante a ação de fiscalização realizada nesta segunda-feira (01.12), que acompanhou a operação da balsa ecológica e das ecobarreiras instaladas ao longo do leito e margens do rio. A iniciativa integra o desdobramento “Rio Cuiabá + Limpo” do projeto Travessia Pantaneira, que mobiliza instituições públicas, comunidades ribeirinhas e municípios da bacia pantaneira.

Responsável pela coleta fluvial e pela operação da balsa ecológica em Cuiabá, a Locar tem sido peça central na estratégia de proteção do principal rio da Capital. Com tecnologia, equipe especializada e logística própria, a empresa mantém um trabalho contínuo que tem garantido resultados expressivos ao município.

Durante a vistoria, o gerente da Locar Saneamento Ambiental, Manoel Norato, ressaltou o impacto direto da operação realizada pela empresa. “A balsa cumpre um papel de extrema importância para o município. É graças a esse trabalho diário que conseguimos manter o rio limpo e garantir o benefício para todos que dependem dele”, afirmou.

A balsa, operada integralmente pela Locar, percorre diariamente cerca de sete quilômetros recolhendo resíduos provenientes, em grande parte, do descarte irregular. Norato reforça que o material predominante segue sendo plástico.

“Coletamos diariamente principalmente plásticos, um material com valor agregado e que pode ser reaproveitado. Isso mostra que ainda há um grande espaço para ampliar a conscientização ambiental”, explicou.

Ele também destacou os principais pontos críticos identificados pela equipe. “Entre os canais que desaguam no Rio Cuiabá, o Praeirinho é o trecho de maior contribuição de lixo. É uma situação sensível, que reforça a importância de mantermos presença constante”, afirmou.

Integração com a Prefeitura

Além da execução da coleta, a Locar mantém alinhamento constante com a Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana (Limpurb) para garantir agilidade e eficiência no serviço.

“Trabalhamos sempre no maior alinhamento possível, atendendo às solicitações da Limpurb e garantindo que a coleta fluvial e a destinação dos resíduos ocorram da forma correta e rápida”, destaca o diretor da Locar, Carlos Buarque Filho.

O diretor-geral da Limpurb, Felipe Wellaton, também reforçou o papel estratégico da empresa na operação.“Cuiabá já faz um trabalho contínuo com a balsa ecológica operada pela Locar. Essa ação integrada apoia a Travessia Pantaneira e fortalece a consciência sobre o impacto do lixo no rio e no Pantanal”, disse.

Além da balsa, a Locar também atua na operação das ecobarreiras instaladas em pontos estratégicos para reter lixo antes que chegue ao rio. “As ecobarreiras evitam a chegada do lixo ao leito do rio e permitem que façamos a remoção antecipada. A longo prazo, evitam o acúmulo nas margens e contribuem para a saúde do ecossistema”, explicou Norato, adiantando também que novos investimentos estão em estudo para aprimorar ainda mais o serviço.

Travessia Pantaneira

A etapa “Rio Cuiabá + Limpo”, realizada entre 1º e 4 de dezembro, reúne comunidades ribeirinhas e órgãos públicos em um esforço coletivo de cuidado com o Pantanal. A iniciativa inclui ações de diálogo, educação ambiental e limpeza em baías, corixos e comunidades ao longo do rio.

A ação contou com a presença de autoridades como a promotora de Justiça Ana Luiza Peterlini (MPMT), o presidente do TCE-MT, conselheiro Sérgio Ricardo, além de uma comitiva com dirigentes da Limpurb, Ministério Público do Trabalho (MPT), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), Defesa Civil de Cuiabá, prefeitos da região pantaneira, como Francieli Magalhães, de Santo Antônio do Leverger.